A JUVENTUDE QUE DOMINOU O MUNDO

A JUVENTUDE QUE DOMINOU O MUNDO

 

2º Livro das Crônicas 22.10-11

 

“Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho estava morto, deu ordem para matar toda a família real de Judá. Mas Jeosabeate, irmã do rei Acazias, pegou JOÁS, um dos filhos de Acazias e o escondeu numa sala no interior do templo. Ela era filha do rei Jeorão e esposa do sacerdote Joiada, de modo que ele não foi morto”.

 

É interessante o significado e o rumo que cada um dos nomes descritos nesses versos da Bíblia tem a nos dizer...

 

... ATALIA quer dizer “Forte é o Senhor”. Se tivesse desejado servir ao Senhor, Este a teria logo estabelecido, mas sendo ímpia e tendo atentado contra a descendência de Davi, para depois estabelecer a idolatria, Deus, então foi-lhe adverso e castigou-a (conforme descrito em 2ª Crônicas 22.10).

 

... ACAZIAS vem do hebraico e quer dizer “de quem Jeová é Senhor?”.

 

... JEOSABEATE quer dizer “O Senhor jurou”. Por meio desta mulher, Deus sustentou seu juramento de preservar o trono de Davi (conforme descrito no 2º Livro de Samuel 7.16).

 

... JOÁS quer dizer “O Senhor deu”. Durante aqueles seis anos da usurpação de Atalia (aproximadamente 841-835 a.C.), Joás estava recebendo o melhor treinamento, na Casa do Senhor, para ser, no trono, um rei ideal (conforme descrito em 2º Crônicas 24.1-27).

 

... JOIADA quer dizer “O Senhor sabe”. Este homem foi chamado por Deus para promover uma revolução e depor a rainha pagã, Atalia. Ele mereceu a confiança de vários líderes militares piedosos, formando com Joás, um grupo de sete restauradores do culto nacional em Judá, cujos significados dos nomes são também interessantes (registrados em 2º Crônicas 23.1):

 

- AZARIAS “ajudado por Deus”

- ISMAEL “Deus ouve”

- MAASÉIAS “obra do Senhor”

- ELISAFATE “Deus da defesa” ou “Deus é Juiz”.

 

Joás foi um bom rei e fez o que era reto perante o Senhor todos os dias do sacerdote Joiada e tinha apenas 7 anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém (2º Crônicas 24.1-2). Em seu governo, Joás dominou Israel porque estava respaldado pelo poder do Senhor e sobre os conselhos do sacerdote de Deus, Joiada.

 

Mas a exemplo de Joás, temos uma juventude que também dominou o mundo...

 

ALEXANDRE, O Grande: Dominou o mundo com a idade de 23 anos.

ANÍBAL: Comandou as forças cartaginesas aos 26 anos.

COLOMBO: Tinha os seus planos feitos para encontrar a Índia aos 28 anos de idade.

JOÃO SMITH: Traçou e desenvolveu um império colonial na Virgínia aos 27 anos.

MARTINHO LUTERO: Iniciou a Reforma Protestante aos 38 anos.

JOÃO CALVINO: Seguiu Lutero, aos 21 anos.

JOANA D’ARC: Fez todos os seus trabalhos e terminou sua missão numa fogueira no auge dos seus 19 anos de vida.

PATRICK HENRY: Deu clamor de “Liberdade ou morte” aos 27 anos.

ALEXANDER HAMILTON: Foi o Secretário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América aos 32 anos.

A LEI DA GRAVIDADE: Foi descoberta por um jovem inglês conhecido pelo nome nada mais nada menos que Isaac Newton aos 26 anos de idade.

GANDHI: Foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.

JESUS CRISTO: Sofreu a crucificação aos 33 anos de idade.

 

Conclusão:

 

A grande pergunta que me faço é esta:

 

“Como a juventude de hoje (Século XXI) poderá dominar a medicina, o direito, a biologia, a engenharia, a economia, a ciência, a política, o esporte, a música, o teatro, as artes, o mundo financeiro, o turismo, a administração, a filosofia, a história, a sociologia, a antropologia, a psicologia, uma vez que, está se tornando precocemente envelhecida pelo consumo de drogas afins (tabagismo, alcoolismo) e demais vícios?”

 

Quando vemos a juventude, seus costumes, seus bailes funks, seus shows, completamente vazios de valores, fico pensando que tipo de homens e mulheres teremos para governar o Brasil e o nosso mundo num futuro bem próximo. Pense nisto jovem!

 

Fica a dica do salmista pra cada um de nós nesta oportunidade: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (Salmo 119.9).

 

Abraço do seu amigo e que o Senhor te abençoe a cada dia...

Pr. Cleuton Cardoso