HISTÓRICO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ANCHIETA

De sua organização até os nossos dias atuais:

    Tudo começou com um grupo de abnegados irmãos que se reuniam regularmente na residência do irmão José Alves de Andrade. Este movimento foi crescendo, pois, o desejo do mesmo era de organizar uma igreja Batista no bairro de Anchieta. No decorrer de dois anos, atingiram o número de trinta e um irmãos que se uniram com a Primeira Igreja Batista em Ricardo de Albuquerque, oficializando, assim, a Congregação Batista sob a direção da mesma, em Anchieta.

    O objetivo fora alcançado, e, então, no dia vinte de janeiro de 1933, deu-se a fundação da Primeira Igreja batista em Anchieta.

    Homenageando estes irmãos pioneiros, pois, a Palavra de Deus nos diz: “A quem honra, honra.” Citaremos o nome de alguns: Pr. Capitolino Amorim, sendo o primeiro pastor da igreja, e os seguintes irmãos: José Alves de Andrade, José Agra, Flávio Batista, Regina Elias Caldas, Pedro Elias Caldas, Benedita Teixeira Batista, Augusto Lucena, Augusta Teixeira Guimarães, Francisco dos santos, Gracinda dos Santos, Nair Batista, Faustino Rodolfo Gomes, Deolinda Guimarães, Antônio Teixeira Guimarães, Pedro Benjamim, José Lourenço, Jaime José do Nascimento, Eutrópio Hugo de Andrade. Então, reunidos em Assembléia Magna, estava organizada a nossa valorosa e querida Igreja. Louvamos a Deus pela vida destes saudosos irmãos.

    É bom lembrar que no ato devocional, foi cantado o hino 116 CC, foi feita a leitura bíblica do Salmo 140:1-6, e também a leitura do “Pacto da Igrejas Batistas”.

    Pastorearam a Igreja de Jan/1933 até os nossos dias Jun/2011, os seguintes Pastores: Capitolino Amorim, João Daniel do Nascimento, Lauro Bretones, José de Souza marques, José dos Reis Pereira, Valdívio Coelho, Valdemir Aires de Oliveira, Raymundo Alves Feitosa, Nivaldo da Silva Gonçalves, Silvio de Souza Oliveira, Jacob Metz, José Carlos dos Reis, e o atual Pastor, Reverendo Ricardo dos santos.

    Alguns eventos históricos marcaram a trajetória desta igreja. Na década de 1940, funcionou aqui neste endereço o Colégio “Instituto Educacional Batista”, sob a direção do Pr. Valdívio Coelho. Temos, ainda, conosco a nossa querida irmã Salete de Pinho Meyer que exercia a função de professora.

    No Ministério do Pr. Feitosa foram organizadas quatro igrejas filhas com a colaboração e integração de toda a Igreja no desejo da expansão do Evangelho de Cristo. São elas: Igreja Batista do Cabral, e respectivamente, Igreja Batista Memorial da Pavuna, Igreja batista Central de Olinda, antiga Igreja do Paiol e Primeira Igreja Batista no Parque Anchieta.

    Desta igreja surgiram vários pastores: José Rego do Nascimento, Benjamim Cardoso Reis, José Carneiro, Marcílio Dias Ribeiro, Silvio de Souza Oliveira, Nivaldo da Silva Gonçalves, Jair dos Santos, José Carlos dos Reis, Carlos José dos Santos, Valdir Salomão Meireles, e, Alex Pereira Rangel. Destes, três, foram consagrados no Ministério do Pr. Ricardo dos Santos, que são: Pr. Carlos José dos Santos (atual Pastor da Igreja Batista Betel em Água Santa), Pr. Valdir Salomão Meireles (Atual Pastor da Igreja Batista em Village Pavuna), e Pr. Alex Pereira Rangel (Atualmente membro da P.I.B. em Anchieta); que, com grande desvelo pela causa cristã, tem realizado um ministério abençoado com grandes conquistas para a “Glória de Deus” nas áreas administrativa e espiritual.

    Vejamos algumas realizações em seu Ministério, como ele O Pastor” sempre diz: “com o aval de toda a igreja.”.

    Compra Combi, Letreiro luminoso, Novo muro com grades, Nova marquise da entrada principal do templo, Compra de ar-condicionado, Reforma da bancada (cuidemos dela), Nova cantina, com infraestrutura toda nova (material de uso interno).

    Na área espiritual contemplamos regularmente realizações de batismos, firmeza doutrinária, sermões de ensino teológico e espiritual que inspira a todos nós, ovelhas do seu pastoreio. Apoio na área de Educação Religiosa, sob a direção de nossa querida irmã Diaconisa Solange de Jesus; liberação de verbas para cursos de aprimoramento, apoio para as organizações, curso de Homilética para pregadores leigos que desejam um melhor aprimoramento.

    Não poderíamos nesta síntese histórica, deixar de citar os irmãos que no passado foram bênçãos nesta igreja, e que já pertencem a Igreja Triunfante: Diácono Andrade, Joaquim Estácio Marcelo, Jedir Pinho, de voz maviosa, Leovegildo de castro, Marcos Menezes, Francisco Porto, Pr. Gedor de Mello, Berenice de Mello, Irmã Francisca, Maria Menezes, Hildebranda Costa, Sebastião de Oliveira, Raulina Pinto de oliveira. Nunca esqueceremos a introdução de suas orações: “Santo, Santo, Santo”, a igreja tremia... Elvira Bugre dos Santos, Claro Porto, Luiza Feitosa, minha querida mãe. Ana de castro, Irmã Manoelina cantando no coro celestial, Etelvina dos Santos, Daniel de Oliveira e muitos outros que por aqui passaram e foram cooperadores e testemunhas de Cristo nesta igreja, e, ultimamente, irmã Neide dos Santos. A todos estes prestamos uma homenagem póstuma por suas realizações quando em vida.

    Atualmente, dos membros de maior convivência, temos as irmãs Salette, Zenith e irmão Raul Pereira com mais ou menos sessenta anos como membros desta igreja.

    Olha, voltando ao passado, quero lhes informar que este templo que nos abriga e lugar de nossa adoração ao Senhor, foi inaugurado no dia vinte de Janeiro de 1958, quando a igreja comemorou o seu Jubileu de Prata, vinte e cinco anos de existência. O Engenheiro foi o Dr. Henrique Canogia, e o mestre de obras o Diácono Armando Menezes, atualmente membro da Primeira Igreja Batista em Ricardo de Albuquerque.

    Encerrando este histórico trazemos uma palavra de apreço a toda a membresia atual da igreja, no sentido de que continuemos prosseguindo para o “Alvo da Soberana Vocação em Cristo Jesus Nosso Senhor” e cooperemos sempre para que façamos dela “Coluna e Firmeza da Verdade.”.

    IGREJA, AVANTE!

    De seu irmão e Amigo

    Lutero Alves Feitosa

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!